Sobre

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES da Faculdade de Educação da Unicamp, foi criado em 1992. Desenvolve estudos e pesquisas sobre diferentes áreas da educação superior, notadamente sobre políticas da educação superior, filosofia e currículo, avaliação institucional, pedagogia universitária, reformas universitárias, internacionalização, educação geral e tecnologias da educação. Os estudos e pesquisas do GEPES, objetivam analisar, com rigor científico e seriedade acadêmica, as grandes questões que as universidades enfrentam atualmente.

Seus trabalhos também têm versado sobre a questão dos parâmetros epistemológicos da modernidade e da pós-modernidade, bem como desenvolvido uma acentuada produção sobre as reformas universitárias que se processam na Europa, nas Américas e no Brasil. O GEPES tem contribuído com estudos sobre questões curriculares, notadamente a respeito da ênfase na Formação Geral do estudante e acompanhado as políticas e reformas da educação superior nas universidades do mundo ocidental e oriental.

De forma geral, o GEPES tem contribuído no debate da educação superior com pesquisas, eventos, teses, dissertações e grupo de discussão sobre os grandes desafios postos a ela em decorrência das novas áreas do conhecimento, da dinâmica do mundo do trabalho, da demanda de novas clientelas e das novas políticas educacionais.

Como grupo de pesquisa, tem mantido contato com instituições de pesquisa congêneres nacionais e internacionais e contribuído com estudos científicos e publicações tanto em periódicos como em livro. 

O GEPES desde 2008, tornou-se grupo nacional, quando passou a contar com grupos regionais (em outros Estados) a ele vinculados como o  GEPPES-SUL, sediado no PPGE da UNOESC-Santa Catarina, O GEPES-UNIOESTE localizado no Paraná, o GEPES-UNIVALI, localizado em Itajaí e o GEPES-Unifal, localizado em Alfenas/Minas Gerais. Este sistema de rede nacional de estudos e pesquisas com perspectivas múltiplas, possibilita trabalhos de repercussão nacional.

Em termos internacional, o GEPES está vinculado ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior - GIEPES que, no momento desenvolve um projeto de pesquisa com universidades latino-americanas, portuguesas e espanholas sobre o tema “Internacionalização”.

OBJETIVOS

  • Realizar estudos e pesquisas sobre suas linhas de pesquisa na abrangência local, regional, nacional e internacional;
  • Promover cursos, seminários, simpósios, colóquios, ciclos de estudo e conferência para discussão e divulgação de seus trabalhos de pesquisa e para intercâmbio de experiências e pesquisas entre membros e centros/ núcleos de pesquisa congêneres do país e do exterior;
  • Manter contato permanente com instituições de pesquisa congêneres nacionais e internacionais, de forma a assegurar intercâmbio de pesquisadores, troca de informações e estabelecimento de convênio para mútua prestação de serviços;
  • Promover publicações que assegurem a difusão dos estudos e pesquisas  realizados pelo GEPES;
  • Criar um centro de documentação especializado na problemática universitária brasileira e articulá-la com organismos similares da América Latina, da América do Norte e da Europa;
  • Desenvolver estudos e pesquisas sobre os aspectos pedagógicos e de formação propiciado por meio do uso da modalidade  de educação a distância.